Avançar para o conteúdo principal

Somente para os seus olhos


Não espere começar a perder a sua visão para se preocupar com os seus olhos. E se vir manchas escuras ou a sua visão piorar, reaja ainda mais rápido.
Existem duas grandes ameaças para os seus olhos: a catarata e a degeneração macular relacionadas com a idade ou DMLA.

A catarata ocorre quando o cristalino, esta pequena lente oval localizado atrás da pupila, perde a sua transparência. Quando o cristalino torna-se nublado, os raios de luz alcançam menos bem a retina.
Manchas acinzentadas aparecem no seu campo de visão. A palavra catarata vem da impressão de olhar através de uma queda de água. A catarata pode ser corrigida por cirurgia.
A degeneração macular relacionada com a idade (DMLA) é, no entanto, uma doença fatal, que afecta a retina e causa a perda progressiva de visão. A cirurgia até agora não produziu resultados conclusivos ou duradouros.
Um simples inconveniência ao principio, a desfocagem provocada pela DMLA é rápida  a impedi-lo das suas actividades diárias, como ler um panfleto ou um manual. Também pode causar acidentes de carro, quando um sinal de trânsito lhe escapa, ou quedas, quando anda pelo passeio. Também pode cometer um erro fatal quando, por exemplo, não é capaz de ler da forma mais clara o rótulo de um medicamento. 
Mas é também um dos grandes prazeres da sua vida que desaparece com a sua visão: ler um livro, fazer jardinagem, tricotar, maravilhar-se com o espectáculo da natureza, parar em frente de uma paisagem, ver uma exposição não dá a mesma alegria porque não vai perceber os detalhes; mesmo quando os rostos dos seus entes queridos ou o sorriso de uma criança não se percebem nitidamente, mas através de uma névoa; quando não pode executar todas as tarefas que exigem manipulação de pequenos objectos ou fazer movimentos precisos; então aí percebe que a fonte viva da existência lhe escapa.

Para reduzir o risco, precisa de se preocupar com a "alimentação" dos seus olhos.

Os seus olhos: o órgão mais agredido

Os olhos são um dos órgãos mais atacados do nosso organismo, sobretudo actualmente, com o uso generalizado de écrans brilhantes (computador ou smartphone) e a poluição.
Na verdade, os seus olhos são uma máquina de concentração de luz, graças a uma pilha engenhosa da córnea, íris, cristalino, retina, mácula.

Isso permite-lhe  perceber uma profusão incrível de detalhes do seu ambiente próximo e distante: estima-se que 80% de nossas percepções sensoriais provêm da visão! Mas  percebe que estas enormes quantidades de luz atingem uma superfície de alguns centímetros quadrados no fundo do seu olho, a retina, e especificamente, uma zona minúscula chamada de "mácula", que é responsável pela visão central. É a mácula que permite que veja as formas, as cores e os detalhes de forma clara e nítida.

A sua retina e a mácula são revestidas com células. Estas células têm a forma de cones e cilindros, os cilindros permitem ver a preto e branco, os cones a cores.

Assim que estas células são bombardeadas todo o dia de partículas de luz de alta energia, os fótons, eles podem acabar danificados. Cilindros e cones podem morrer, e isso leva a que a sua visão fique turva.

Mas não precisa de esperar de braços cruzados que a fatalidade se abata sobre si.

A degeneração macular pode ser abrandada

A natureza produz substâncias vegetais e animais que podem ajudá-lo a manter os seus olhos saudáveis: 
• se ainda não tem um problemas de visão;
• se tiver mais de 55 anos, e especialmente se for mulher;
• ou se tiver um principio de degeneração macular ou catarata,
então pode começar hoje a empreender algumas coisas que vão evitar muitos problemas futuros.

Seis estratégias para proteger seus olhos naturalmente

Pare de fumar: todo o fumo que entra no seu corpo, incluindo os gases de escapes, trazem consigo triliões de radicais livres, moléculas agressivas que são capazes de danificar ou destruir as suas células. As células da retina e a mácula são particularmente sensíveis aos radicais livres, porque a sua elevada exposição à luz impõe-lhes uma tensão permanente. 

Controle a sua tensão: o seu olho está alinhado com os vasos sanguíneos microscópicos, os capilares que fornecem sangue às células da visão. Se a sua tensão arterial é muito alta (e lembre-se que não tem como saber se não a medir regularmente), os seus capilares vão ser danificados;

Cuidado com o açúcar no sangue: níveis excessivos de glicose no sangue prejudicam gravemente os capilares. É por isso que as pessoas com diabetes correm um alto risco de ficarem cegas ou até mesmo a amputação, quando os seus vasos sanguíneos são destruídos e os seus membros não são irrigados;

Coma legumes verdes em abundância, especialmente couves verdes frisadas, espinafres e brócolos: os estudos têm mostrado que um tal sistema melhora a visão, estes legumes são ricos em carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina;

Aumente a sua ingestão de Ómega-3, consuma mais peixes gordos ou tome suplementos de ómega-3. Um estudo publicado em Agosto de 2001 na revista Archives of Ophthalmology mostraram que uma dieta bem equilibrada com ómega-3 melhora a visão.

Coma pequenas frutas negras: groselhas, mirtilos, amoras. Eles são ricos em antocianinas, pigmentos que actuam como um "protector solar" para as células, protegendo-as de danos causados pela absorção de raios azuis-verdes e ultravioletas.

Para as pessoas com mais de 55 anos e que temem pela evolução da sua visão, devem considerar a toma de suplementos alimentares.

Vários produtos altamente inovadores estão agora disponíveis contendo antioxidantes solúveis em água e solúveis em gordura. 
Antioxidantes são moléculas que destroem os radicais livres que danificam ou destroem as células.
Os antioxidantes que actuam no tecido adiposo (gordura) devem ser lipossolúveis, isto é, solúveis nos lípidos (gorduras). Os que actuam nos tecidos aquosos (não gordos), devem de ser lipossolúveis, isto é,  solúveis na água.
Para proteger as diferentes partes vitais dos seus olhos, precisa de antioxidantes lipossolúveis e hidrossolúveis.
Entre os antioxidantes lipossolúveis que podem proteger seus olhos, os dois mais importantes são: a luteína e a zeaxantina.

Dois escudos para a saúde dos seus olhos

A luteína e a zeaxantina são compostos chamados xantrophylles, pigmentos amarelos que são encontrados naturalmente em muitas plantas e vegetais. No entanto, a luteína parece ter um tom laranja-vermelho quando está altamente concentrada.

Na natureza, a luteína e a zeaxantina são usados para absorver a luz excessiva que pode causar danos às plantas, especialmente os raios altamente energéticos a partir da luz azul do sol.

Nos seres humanos, a luteína e a zeaxantina  alimentares,  concentram-se, sem que saibamos exactamente como, na mácula do olho, resultando numa mácula de cor amarela. Que parecem ter uma poderosa função antioxidante para proteger as células do olho contra os efeitos destrutivos dos radicais livres, especialmente contra a degenerescência macular.
As pesquisas publicadas em Nutrição e Metabolismo, concluíram que a luteína e a zeaxantina aumentam a densidade óptica dos pigmento maculares do olho, na maioria dos indivíduos. Esses pigmentos maculares são considerados como proteção contra a degenerescência macular;
Estudos publicados nas revistas científicas American Journal of Epidemiology, Ophthalmology and Archives of Ophthalmology, descobriram que os níveis mais elevados de luteína e zeaxantina na dieta alimentar estão associados a uma menor incidência da degenerescência macular;
Dois estudos publicados na revista Investigative Ophthalmology and Visual Science, constataram que os olhos que contêm o mais alto nível de pigmentos maculares eram menos susceptiveis de ter ou desenvolver degeneração macular;

Agir também contra a catarata

Além de proteger a retina, a luteína e a zeaxantina também podem reduzir o risco de cataratas.

Estudos recentes, publicados na revista Archives of Ophthalmology concluiram que uma dieta rica nesses dois compostos, bem como outros carotenóides foi associada a um menor risco de cataratas em mulheres.

Reforce o efeito antioxidante!

Mas tomar suplementos alimentares de luteína e zeaxantina representam apenas o mínimo.
É possível aumentar o efeito antioxidante destas substâncias, tomando, simultaneamente, outros antioxidantes naturais, tais como a vitamina C, beta-caroteno, vitamina E e selénio. Tudo o que está envolvido na luta contra os radicais livres e protege os vasos sanguíneos é bom para seus olhos.

Os benefícios do Mirtilo

Deve saber por outros que a tradição diz que os mirtilos são usados para tratar os distúrbios da circulação venosa e algumas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma e catarata. Muitos médicos recomendam aos seus pacientes extractos de mirtilo para melhorar sua visão.

Diz-se também que os pilotos da Royal Air Force Britânica comiam mirtilos, durante a Segunda Guerra Mundial, para lutarem contra o brilho e, acima de tudo verem melhor à noite (a maioria das missões eram nocturnas para escapar do fogo antiaéreo). Os estudos clínicos depois da guerra não confirmaram esses efeitos, mas note-se que eles se concentraram em pessoas que tinham uma visão normal, que não tinham possibilidade de melhorar.

As propriedades medicinais do mirtilo têm a a ver com o seu alto teor de pigmentos da família de antocianinas e flavonóides, um tipo de flavonóide de que a quercetina faz parte.

Actualmente, nos Estados Unidos, a groselha preta é também objecto de crescente interesse na prevenção de doenças dos olhos, devido à sua riqueza em antocianinas (190-270mg por 100g), um poderoso antioxidante.

Esta é outra razão para consumir os pequenos frutos azuis e pretos.

Os suplementos de prevenção e para manter uma visão mais saudável na Serdanatureza, são: 

À vossa saúde!
Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam