Avançar para o conteúdo principal

O melhor desporto


Foi no século XIX, que apareceu a caminhada como uma actividade desportiva ou de lazer. Até então, só se caminhava quando tinha que ser. Hoje, correr ou andar de bicicleta é mais bem sucedido do que caminhar, porque são atividades que exigem mais energia e com as quais nos cansamos.

No entanto, a caminhada é um desporto completo. Na verdade, tem tantas vantagens que poderia ser considerado um dos melhores desportos do mundo.

Um desporto muito completo

Caminhar é um desporto muito completo, baseado no mecanismo de pêndulo duplo composto por pernas e braços.
Para caminhar tem que executar a seguinte sequência de movimentos: primeiro fiamos de pé e basculamos o corpo para a frente, causando um efeito de queda que pára quando lançamos uma perna para a frente. De forma natural, a pélvis começa uma rotação, já que este movimento se realiza apoiando a perna oposta. Para contrariar esta rotação, os braços realizam um movimento inverso ao das pernas, de modo que a bacia pode manter o mesmo eixo e, por conseguinte, é possível caminhar em linha recta.
Então, para recuperar o movimento de queda durante toda a marcha, a perna de trás é pprojectada por sua vez para a frente usando a sua energia potencial, enquanto os braços realizam um movimento inverso, em que utilizam esta mesma energia potencial. A sequência começa de novo e a marcha não acaba até que o corpo se endireita.

Após várias horas de caminhada, é possível começar a sentir as costas rígidas e os ombros atrofiados. Para evitar essas dores, deve parar regularmente para fazer alongamentos, especialmente das costas e dos braços.

Indispensável para a saúde

De acordo com estudos epidemiológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter uma boa saúde é necessário praticar uma actividade física no mínimo de 20 minutos por dia.

Uma equipa internacional de 14 investigadores demonstraram num estudo de 2008 que o número de passos diários recomendado é de 12.000 para mulheres entre os 18 e os 40 anos, 11.000 para mulheres entre os 40 e os 50 anos, 10.000 para mulheres entre os 50 e os 60 e 8.000 a partir dos 60. Para os homens entre os 18 e os 50 devem dar 12.000 passos e 11.000 passos por dia a partir dos 50 anos de idade; Em suma: de 8 a 10 quilómetros por dia para manter o peso ideal.

Caminhar além do mais é um desporto especialmente indicado para quem padece de dores crónicas, fibromialgia ou artrite.

Protecção do meio ambiente

Caminhar não contamina, não faz ruído, não requer motor nem instalações específicas. E é comum fazerem-se caminhadas e podermos voltar ao ponto de partida de transportes públicos.

Em qualquer época do ano

Pode caminhar em qualquer época do ano. O esforço necessário para essa actividade aquece o corpo, por isso nunca tem frio durante a caminhada. Apenas uma capa de chuva, botas e guarda-chuva para o mau tempo, ou um gorro, um cachecol, umas luvas e sapatos forrados com solas grossas para quando está muito frio, e assim, está preparado para caminhar várias horas sem problemas.

Segurança

O risco de acidentes é muito baixo se levar um bom calçado e não entrar em áreas perigosas.

Descubra, observe, medite

O mero acto de caminhar, por causa do seu ritmo lento, liberta a mente. Permite-nos explorar à nossa volta, observar a paisagem e a natureza através de visão, da audição e do olfacto. Além disso irá levá-lo a lugares de outra forma inacessíveis.
Caminhar oxigena o cérebro e facilita a meditação. Uma das primeiras escolas de filosofia, a escola peripatética fundada por Aristóteles em 335 a. C. em Atenas, congregava alunos que caminhavam ao lado do seu mestre. Na verdade, o adjectivo grego peripatético que significa "o que é feito durante a caminhada."
Desde então, têm-se feito muitas obras literárias, poéticas e filosóficas durante caminhadas, como por exemplo os famosos "Devaneios de um Caminhante Solitário", de Jean-Jacques Rousseau.

Amizade

Andar a pé é um desporto que promove a amizade, já que dois caminhantes podem falar durante muito tempo sem terem falta de ar. A caminhada dura o tempo suficiente para começar a falar sobre questões mais profundas, assuntos íntimos. Estando um ao lado do outro, em vez de frente-a-frente (como por exemplo num café), facilita a conversação.
Por isso é uma actividade que é necessário promover e ensinar às crianças desde tenra idade. Às vezes é preciso uma certa dose de persuasão, já que muitas crianças estão convencidas de que não gostam de caminhar, mas se os levarmos por caminhos sinuosos entre árvores, pedras e samambaias vão adorar, especialmente se for em grupos.


À vossa Saúde!

Texto original: Juan-M. Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam