Avançar para o conteúdo principal

Silício Orgânico, o que é?


O silício orgânico pode ser uma solução muito interessante para as pessoas que sofrem de osteoartrite, e pode tratar muitas outras doenças, tais como osteoporose, aterosclerose (lesões nas artérias), muitos problemas de pele e de cabelo, fortalecimento do sistema imunológico. É por isso, que hoje, dedicamos-lhe um artigo completo.

As origens do silício orgânico

Areia, quartzo, e muitas outras rochas são feitas à base de silício, que é, o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, depois do oxigénio e antes do alumínio.

Mas acontece que  também existe silício no nosso corpo, e especialmente no nosso tecido conjuntivo, ou seja, nos ossos, cartilagens, pele e tecidos de suporte.

O silício é um dos mais importantes minerais presentes no corpo humano: o nosso organismo contém cerca de 7 gr, contra 2 gr de zinco e 4 gr de ferro, portanto é muito importante.

Com a idade, as reservas de silício diminuem de forma alarmante. E a alimentação moderna, como de costume, agrava as coisas, porque não consumimos muitos alimentos ricos em silício: cereais, frutas e legumes de qualidade e água mineral. A água da torneira, em particular, hoje em dia é sistematicamente inundada por alumínio, que remove a maior parte dos silicatos.

No entanto, o silício é necessário para a biossíntese de muitas moléculas, tais como o colagénio, a elastina e o ácido hialurónico, componentes essenciais do sistema de cartilagem, ossos, pele e sistema imunitário. O silício também entra na constituição do cabelo e das unhas.

Passemos brevemente em revista os seus efeitos sobre as diferentes doenças:  

Osteoartrite: o silício é essencial para a síntese de glicosaminoglicanas, encontradas em abundância na cartilagem. A deficiência de silício pode, assim, provocar osteoartrite, que é causada por um problema de regeneração da cartilagem. Estudos sobre cartilagem embrionária mostram que o seu crescimento está relacionado com a presença de silício, que catalisa a prolil hidroxilase essencial para a biossíntese do colagénio e das glicosaminoglicanas.

Doenças cardiovasculares: o silício intervém na síntese e no arranjo das fibras de elastina e colagénio, constituintes das paredes arteriais, as quais melhoram a flexibilidade. Seria uma excelente protecção contra a aterosclerose, doença cardiovascular que pode causar ataque cardíaco, e reduz a hipertensão. As análises da composição das artérias saudáveis, e fortemente danificadas pela placa aterosclerótica, mostrou claramente uma baixa taxa de silício nas artérias doentes.

Problemas de pele: quanto mais a pele é rica em silício, mais ela é flexível, espessa, pouco enrugada, e cicatriza mais facilmente. Com efeito, o tecido da derme localizado sob a pele alimenta-a, comporta uma matriz extracelular que é constituída por fibras de colagénio, elastina e glicosaminoglicanos. Como vimos, o silício é essencial para a criação e renovação dessas fibras. Um baixo teor de silício está também associado a problemas de pele, como a psoríase.

Cabelo: o silício impede a perda de cabelo e promove o crescimento, agindo sobre a raiz.

Uma substância interessante contra o envelhecimento

O silício é um instrumento fundamental na luta contra o envelhecimento:
. o envelhecimento ao nível  articular com osteoartrite;
. o envelhecimento ósseo com a osteoporose;
. o envelhecimento da pele, com as rugas e problemas de cicatrização;
. o envelhecimento das artérias com a aterosclerose.

Diferentes estudos mostraram que existe uma diminuição significativa das taxas de silício, para cima de 80%, especialmente na pele e nas artérias com a idade, e em particular nas mulheres a partir da menopausa.

Será que isso significa atirar-se à primeira pilha de areia, para reabastecer as suas reservas de silício?

Será suficiente comer areia para restabelecer o equilíbrio ?

Ai, não, não é tão simples. A areia contém uma grande quantidade de silício, mas, oxidados e inertes. Provavelmente não tem valor terapêutico, uma vez que não pode ser assimilada pelo organismo.

Eu escrevo "provavelmente" porque, por incrível que pareça, existe no Norte de África a tradição de enterrar na areia, as pessoas que sofriam de  reumatismo. Segundo Loïc Le Ribault, os grãos de areia teriam apenas à sua superfície uma camada fina de silício orgânico, isto é, activo e assimilado pelo organismo, e especialmente eficaz contra a osteoartrite, osteoporose, problemas de pele e arteriosclerose.

Estas declarações, no entanto, nunca foram comprovadas por pesquisas independentes, deixe-mo-las de lado aqui. Voltamos à areia, então.

Se comer areia, não temos nenhum efeito benéfico, uma vez que de qualquer maneira, será evacuada através do seu corpo sem ter sido absorvida.

Mas o silício também se encontra na natureza na forma de: "coloidal", que é, como dizer, por micropartículas em suspensão num líquido, tal como a seiva de certas plantas: a urtiga, a cavalinha e o bambu.

No entanto, mesmo na forma "coloidal", trata-se de uma forma mineral, muito mal absorvida pelo organismo. Apenas 1 a 10% conseguiram passar a barreira intestinal. Para a pequena parte que conseguirá passar no seu sangue, a maioria nunca entrará ao nível das células e do tecido conjuntivo. Será eliminada pelos rins,  na urina. Fará bem em comer 15-40 mg por dia, se  tem uma alimentação normal, pode chegar a 2 mg por dia.

Mas o silício também existe na forma biológica, isto é, não-oxidada (dizemos "reduzido"), solúvel em água e, portanto, activo e altamente absorvido pelo organismo, incluindo a nível celular.

Para os leitores que têm conhecimentos de química, é interessante saber que o o silício orgânico é constituído de um grupo metilo (um átomo de carbono e três átomos de hidrogénio), ligado a um átomo de silício, ele próprio ligado a um, dois ou três ligações álcoois (-OH). Quanto mais há álcool de ligação, mais o silício é activo.

A molécula principal utilizada em suplementos alimentares, e desenvolvida por Norbert Duffaut, é o triol silano monometílico (MMST), que contem três grupos de álcoois (o máximo).


Mais informações, aqui:







Utilização

O uso alimentar de silício orgânico foi proibido em Janeiro de 2010, sobre o parecer da Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA). No entanto, foi previamente autorizado, sem reacções adversas notáveis e a sua comercialização é permitida, desde que não seja apresentada como um produto alimentar.

O MMST pode ser utilizado como uma loção. É aplicado sobre a pele com uma compressa embebida. Como penetra bem na pele, junta-se ao tecido conjuntivo mais próximo. Este foi o método utilizado por Norbert Duffaut.

Existe também sob a forma de gel, mais fácil de utilização, mas é então misturado com excipientes, que deve de ser verificado se cumprem os requisitos da carta "Cosmebio" para ter um produto ideal. E existe sob a forma bebivel bio-activado.

À vossa Saúde!

Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, que tenhamos conhecimento não. Pode adquiri na nossa loja online: http://www.serdanatureza.com/vitasil.php?codigo_marca=28a&opcao=M

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam