Avançar para o conteúdo principal

Astaxantina : O antioxidante do Verão

Os pesquisadores têm trabalhado durante vários anos numa molécula produzida por micro-algas chamada astaxantina. Esta molécula é considerada por muitos como um nutriente importante, que nos permite lutar contra certas formas de stresse oxidativo, especialmente aqueles produzidos pelos raios do sol. É, portanto, um nutriente essencial nesta temporada porque o verão está finalmente aqui!

O que é a astaxantina ?
A astaxantina é um pigmento cor-de-rosa ou vermelho natural que pertence à família dos carotenóides. Os carotenóides são nutrientes conhecidos por serem poderosos antioxidantes que protegem as nossas células contra os ataques de alguns radicais livres. A astaxantina é uma molécula produzida por algas unicelulares, como Haematococcus pluvialis.
Na natureza, nada é coincidência e a astaxantina tem um papel bem definido e indispensável: serve para proteger as microalgas quando submetidas ao stresse destrutivo da degradação do seu habitat (água insuficiente, luz solar excessiva, temperatura inadequada ...). Submetidas a condições extremas, estas microalgas desenvolvem espontâneamente, um mecanismo de auto-defesa natural, produzindo  astaxantina que irá agir como um escudo para protegê-las.
A astaxantina continuará o seu caminho até à cadeia alimentar, por intermédio do zooplâncton que se alimenta destas micro-algas, em seguida, os maiores consumidores do zooplâncton: os flamingos rosa, o salmão, e o camarão consumem-nos, de tal modo que o efeito mais visível da astaxantina é dar-lhes uma cor rosa!
Mas a contribuição da astaxantina não fica por aqui. Na verdade, este nutriente desempenha um papel preponderante e global no fortalecimento do organismo, espécies que são os maiores consumidores.
O melhor exemplo é provavelmente o do salmão selvagem. Os Salmões são anádromos, o que significa que nascem em água doce, nos rios, em seguida, migram para o mar, onde vivem até à idade adulta. Quando atingem a maturidade sexual, retornam ao seu local de nascimento, de acordo com pistas perfumadas por eles memorizadas. É lá que eles se reproduzem, porque a água do rio é essencial para os filhos do salmão.
A sua capacidade de nadar até aos rios não é exclusivo dos peixes, outras espécies fazem-no, como o esturjão e o esturjão da Europa. Mas os salmões selvagem estão equipados com poder e força física excepcional. Para encontrar o lugar do seu nascimento, eles nadam rio acima contra a corrente por mais de uma semana, o que faz desta migração uma das mais incríveis façanhas do mundo animal. À escala do homem, esta maratona de natação, equivale a nadar sem parar durante uma semana, para percorrer cerca de 160km contra-a-corrente, e enfrentar ondas de mais de 9 metros de altura... Isto é simplesmente impossível!
Os cientistas estudaram este fenómeno, e a hipótese de que a concentração de astaxantina contida nos músculos do salmão selvagem, em parte, explica a sua força extraordinária. O salmão selvagem tem a capacidade de acumular, de um modo  selectivo  a astaxantina, contida na sua comida e armazená-la nos seus músculos. A astaxantina então, desempenha um papel protetor dos tecidos lipídicos do salmão selvagem contra a peroxidação, uma forma de stresse oxidativo que pode danificá-los. O salmão selvagem pode conter até 40mg de astaxantina por quilograma. São oito vezes mais, do que o salmão de viveiro que os piscicultores não se privam de empanturrar diariamente com astaxantina sintética, não para melhorar a sua ingestão nutricional, mas com o único propósito de dar-lhes uma cor rosa e apetitosa semelhante à do salmão selvagem!

Um antioxidante particularmente eficaz contra o oxigénio atómico

A pesquisa sobre a astaxantina natural, foi capaz de provar que esta molécula tem propriedades antioxidantes potentes. Mais especificamente, verifica-se que, para bloquear os efeitos do oxigénio atómico, um radical livre responsável pelos efeitos nocivos da radiação UVA, a astaxantina é:

14,3 vezes mais potente que a vitamina E,
20,9 vezes mais potente que a lastaxantina sintética,
53,7 vezes mais potente que a beta-caroteno,
e 64,9 vezes mais potente que a vitamina C!

Assim a axtaxantina é útil para:
  • Proteger a sua pele das agressões externas (raios UV, poluição ...): preparação para a exposição ao sol, redução das rugas, manchas de envelhecimento.
  • Proteger os seus olhos: olhos sensíveis à luz do sol, dificuldade em se concentrar, fadiga ocular, prevenção da degeneração macular relacionada à idade e as cataratas,
  • Manter a capacidade do seu cérebro: prevenção de doenças neurodegenerativas associadas ao stresse oxidativo,
  • Proteger o seu sistema cardiovascular: a peroxidação lipídica, a prevenção da aterosclerose,
  • Prevenir o cancro: estudos realizados em animais demonstraram um efeito protetor contra a carcinogénese da bexiga e a carcinogénese oral.
  • Lutar contra a dor inflamatória: artrite, tendinite.
  • Contribuir para o bom funcionamento do seu aparelho digestivo: auxiliar no tratamento de infecções por Helicobacter pylori, inflamação gástrica, prevenção de úlceras,
  • Melhorar o seu desempenho e recuperação de esforço físico atlético: exercícios de resistência, reduzindo o nível de ácido lático, acelerando a queima de gorduras,
  • Melhorar a fertilidade em homens com efeitos positivos observados em função do esperma.

A astaxantina é assim apresentada como um antioxidante polivalente. Também é mais eficaz em combinação com outros carotenóides, tais como a vitamina E ou beta-caroteno. Mas o que parece mais óbvio e que é mais suportado pela pesquisa, é o efeito protetor da astaxantina contra os raios do sol, tornando-se num aliado indispensável para a sua pele nesta temporada. Claro, que deve evitar a exposição ao sol em excesso quando seus raios são mais agressivos. Mas uma suplementação em astaxantina vai preparar a sua pele interior para melhor lutar contra o stresse oxidativo ligado à exposição ao sol. Nas  regiões onde a intensidade de luz solar é particularmente elevada, a astaxantina é utilizada com muito bons resultados, para reduzir o risco de queimaduras e de proteger a pele contra os raios UVA, uma das principais causas do envelhecimento e das doenças da pele.
Sobre a saúde dos seus olhos, os estudos têm demonstrado o papel benéfico da astaxantina na prevenção e no tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e fadiga ocular. O olho é o órgão mais exposto ao ar e aos raios ultravioleta. A astaxantina age contra os efeitos destrutivos dos radicais livres que os olhos enfrentam. Ele intercepta o oxigénio atómico produzido pela acção de radiações, como as que provêm do sol. De acordo com pesquisadores japoneses, os quais foram mais além, nas investigações nesta área, a astaxantina seria igualmente eficaz para combater a fadiga ocular, proporcionando um melhor fluxo de sangue para os vasos da retina.


A astaxantina é um excelente nutriente. Mas há um problema ...
É suficiente comer salmão para beneficiar dos efeitos da astaxantina?

A astaxantina é amplamente utilizada em aquacultura para favorecer a cor. No entanto, esta astaxantina é sintética e produzida pela indústria petroquímica para fins puramente comerciais (dar uma cor rosa ao salmão).
No fim, a concentração de astaxantina sintética na carne de salmão é de apenas 5mg/kg. Para o homem, a dose diária recomendada pela maioria das publicações científicas é de 4mg, o que corresponde a absorção de 800g de salmão. É muito e ainda menos recomendável que o salmão de viveiro, e cada vez mais, contaminado com produtos químicos e em particular com metais pesados. Assim, parece mais sensato usar suplementos alimentares, se quiser atingir a dose diária recomendada.

Qual o suplemento alimentar a escolher ?
As propriedades únicas da astaxantina, foram ecoadas por muitas pessoas no mercado de nutracêuticos, atraiu uma explosão de procura no mundo. Hoje, esse mercado por si só representa milhões de dólares, e uma infinidade de produtos que contêm astaxantina são comercializados. No entanto, pode imaginar que todos os produtos colocados no mercado não são iguais. De fato, um suplemento com astaxantina deve atender a três critérios essenciais, os quais deve saber antes de o comprar:
  • Primeiro critério: ser de origem natural ! Devemos, primeiramente, encontrar a astaxantina natural provrniente da micro-alga Haematococcus pluvialis. Esta é a forma mais eficaz, e estudos em seres humanos não mostram efeitos adversos associados com o seu consumo.
  • Segundo critério: o processo de fabricação deve cumprir uma série de etapas e procedimentos muito específicos. Neste ponto, torna-se muito técnico, mas lembre-se simplesmente, que deve assegurear-se que compra a astaxantina, que passou por um processo de extração de CO2 supercrítico: Este processo permite que trabalhe a uma temperatura baixa, para manter os melhores princípios ativos que são, então, muito próximos da versão vegetal original. Este tipo de extração também permite obter extractos 100% naturais e biológicos.
  • Terceiro critério: de acordo com a maioria das recomendações, uma suplementação eficaz deverá situar-se entre 4 a 8mg de astaxantina por dia. 

Resta um pequeno problema...
A astaxantina conheceu num tempo muito curto, um sucesso considerável. No entanto, a produção de astaxantina de qualidade é um processo complexo e dispendioso. A consequência é que isso faz da astaxantina natural um nutriente raro, produzida em quantidades muito pequenas e difíceis de obter. No final, a oferta está longe de ser capaz de atender à procura global. Regularmente, os produtores e distribuidores encontram-se com este suplemento indisponível, especialmente durante o período de Verão, quando a procura mundial explode para desfrutar os efeitos protectores da astaxantina contra o sol.

Na nossa loja, temos as seguintes marcas certificadas:

Mais informações, aqui
Mais informações, aqui












À vossa saúde !

Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

  1. Por favor, qual o valor e onde encontrar?
    Obrigado,
    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    É só clikar no link onde diz: "Mais informações, aqui" e vai ter directamente à nossa loja onliene, onde pode efectuar a sua encomenda.

    Atentamente
    Equipe Serdanatureza

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam