Avançar para o conteúdo principal

Harpago (Harpagophytum procumbens)


A unha-do-diabo (Harpagophytum procumbens) é uma planta africana cujo fruto parece um gancho gigante. Cresce em terreno árido e encontra-se na Namíbia, Madagáscar, no deserto de Kalahari e noutras áreas do continente africano. As raízes, tuberosas, utilizam-se em medicina tradicional. A raiz colhe-se quando acaba a estação chuvosa e seca-se ao sol durante três dias.

Utilização geral

A unha-do-diabo utilizou-se para diversas perturbações em várias zonas do mundo. No sul da África, a raiz e os tubérculos foram usados durante séculos como um remédio popular para reduzir a febre, tratar as alergias, e a dor de cabeça e estimular a digestão.  Os curandeiros tradicionais utilizam a unha-do-diabo para tratar perturbações inflamatórias, como a artrite, o reumatismo e a dor nas costas. A unha-do-diabo também se usou como remédio para as perturbações hepáticas e renais.

A raiz da unha-do-diabo foi muito aplicada em medicina popular como um calmante da dor e para as complicações da gravidez. Para além disso, usa-se em forma de unguento para lesões e perturbações cutâneas.
Os colonizadores europeus trouxeram a planta africana para o seu continente, onde a usaram para aliviar a artrite. Posteriormente os escravos levaram as plantas e o conhecimento sobre elas para o Novo Continente.
De facto, a unha-do-diabo foi utilizada como remédio de ervas na Europa durante muito tempo. A aplicação actual é praticamente a mesma que há séculos. Ainda é um remédio para a artrite e outros tipos de problemas articulares, como a artrite reumatóide, a artrose e a gota.

O Harpago (unha-do-diabo) também se usa para as afecções dos tecidos moles com inflamação, como a tendinite e a bursite. Esta planta amarga tem sido tomada para a perda de apetite e o mal-estar gástrico leve. Actualmente a planta utiliza-se para outras perturbações, como os problemas da gravidez, da menstruação e da menopausa. Também é um remédio bastante eficaz para a dor de cabeça, a pirose, os problemas hepáticos e a vesícula biliar, as alergias, as perturbações cutâneas e a intoxicação por nicotina.
Investigações recentes indicam que é útil para as dores articulares, e existe comprovação de que é um remédio eficaz para outras perturbações, como as que têm lugar durante a gravidez ou de tipo cutâneo.

Preparações

Usam-se várias formas de unha-do-diabo. Às vezes tratam-se perturbações como a artrite com uma injecção de extracto da planta. Pode tomar-se em forma de infusão ou de cápsulas. Quando se usa para aliviar a dor, a unha-do-diabo deve tomar-se regularmente durante um mês antes de poder apreciar os resultados. Pode aplicar-se sobre a pele unguento feito com a planta para tratar feridas ou úlceras.
Mais informações, aqui

Infusão e tintura

A infusão de unha-do-diabo prepara-se com 300 ml de água a ferver, que se vertem sobre 4,5g da planta. A mistura, isto é, a infusão, deixa-se repousar durante oito horas e côa-se A dose diária é de três chávenas de infusão quente. Na maioria dos casos, a dose média é de 4,5g da planta. No entanto esta quantidade tem de ser reduzida até 1,5g quando se toma para a perda de apetite. Na tintura, a planta conserva-se em álcool. Deixa-se repousar a tintura durante duas semanas e agita-se todos os mdias; depois côa-se e engarrafa-se. Quando se utiliza como remédio, a dose da tintura é de 43,5ml três vezes por dia durante o período que o terapeuta especifique.
A infusão e a tintura devem tomar-se 30 minutos antes de comer, para favorecer a maior absorção da planta.

Cápsulas de unha-do-diabo

As propriedades anti-inflamatórias as unha-do-diabo atribuem-se a dois dos seus componentes o harpagósito e o betasitoserol. Se uma pessoa tomar cápsulas de unha-do-diabo ou tabletes como remédio, deve prestar atenção ao conteúdo de harpagósido. A dose diária deste produto nas cápsulas deve ser até ao máximo de 50mg.



Mais informações, aqui


Combinações

Para o tratamento da artrite, a unha-do-diabo deve combinar-se com plantas anti-inflamatórias ou de limpeza. Além disso, para cada perturbação especifíca deve associar-se com outras plantas, segundo o conselho do fitoterapeuta, do naturopara ou do curador tradicional.

Precauções

A unha-do-diabo é segura se for utilizada nas doses recomendadas.
As pessoas com úlceras devem ser cuidadosas, porque a planta estímula a produção de ácido  no estômago. Para além disso, não se sabe se a planta é segura para doentes que têm preturbações graves no fígado e nos rins. A unha-do-diabo também pode causar reacções alérgicas.
Existe algum debate na comunidade da medicina alternativa sobre se as mulheres grávidas podem utilizar a unha-do-diabo como remédio. Alguns investigadores afirmam que esta planta é segura enquanto outros dizem que não existem suficientes investigações que o demonstrem. Não parecem existir provas científicas que garantam que o uso de unha-do-diabo possa provocar abortos.

Efeitos secundários

A unha-do-diabo pode produzir reacções alérgicas ou perturbações gastrointestinais leves.

Interacções

Não estão descritas entre a unha-do-diabo e outros medicamentos.  No entanto, existe a possibilidade de a planta bloquear o efeito dos medicamentos que se tomam para corrigir as perturbações do ritmo cardíaco.


Bibliografia: Manual das medicinas alternativas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam