Avançar para o conteúdo principal

Mitos sobre frutos e legumes



Uma alimentação saudável deve ser rica em fruta e legumes, no entanto existem alguns desequilíbrios e mitos que vamos aqui mencionar neste texto.

Na realidade, são os legumes que devemos comer em maior quantidade. Os frutos são bem menos úteis, e pode mesmo ser prejudicial se comer demais.  

O abuso destes frutos e legumes pode ser perigoso para a saúde. Na categoria dos frutos, aqueles de que deve tomar cuidado, são os frutos ricos em frutose, um açúcar que é mal metabolizado pelo organismo, que provoca picos de glicemia (açúcar no sangue) e acumulação de gorduras nocivas nas suas células.

O ananás, e sobretudo as laranjas, bananas e uvas. Pode comer de vez em quando, mas tenha cuidado e como poucas porções, sobretudo se estiverem muito maduros.

No que diz respeito aos legumes, deve limitar o seu consumo de todos os carbo-hidratos: batatas, arroz, leguminosas (ervilhas, favas, feijão e lentilhas), cereais. Todos contêm grande quantidade de amido, que não são mais que uma cadeia de moléculas de glicose, que o seu sistema digestivo é rápido a separar (no contacto com a saliva, o amido transforma-se em glicose).  

Bons legumes e bons frutos

Em contrapartida, todos os frutos vermelhos e pretos, as groselhas, passando pelos morangos, as framboesas, os mirtilos, e as amoras, contêm pouca frutose, e devem de ser consumidos regularmente.

Eles previnem muitas doenças, porque estão carregados de anti oxidantes, compostos que protegem, as suas células e o seu ADN, da agressão dos radicais livres.

Nos legumes, são os coloridos que devem de ser privilegiados. Eles contêm sempre glicose, de uma forma ou doutra (amido ou sacarose), mas a sua maior quantidade é em anti oxidantes e fibras, que fazem com que estes alimentos tenham um efeito positivo na sua saúde. 

Todos os “legumes” que são tecnicamente frutos, como os tomates, as curgetes, pimentos e beringelas, são bons para a saúde. Se lhes chamamos “legumes” é justamente porque eles contêm pouco ou nada de frutose.

Sumos de laranja: o falso alimento saudável

Os sumos de fruta, em particular o sumo de laranja e o sumo de uvas, são bombas de açúcar que fazem explodir o seu açúcar no sangue, quando os absorve. 
Beber sumo de laranja ao pequeno-almoço tornou-se hábito corrente. A moda veio dos Estados Unidos. Hoje, suspeitamos que este forte consumo de sumo de laranja contribui para numerosas epidemias, como a epidemia da obesidade, de diabetes, de doenças cardiovasculares, e mesmo do cancro da pele (melanoma maligno, 50% mortal nos últimos 10 anos).

De acordo com um estudo muito sério, dos cientistas em dermatologia da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, o sumo de laranja é rico em “fucoumarines” e psoralenos, que são substâncias altamente cancerígenas para a pele na presença do sol. Após vinte anos, os cremes solares à base de bergamota foram proibidos, porque a bergamota é rica em psoralenos. 

A maioria dos menus de pequeno-almoço, oferecidos nos bares e hotéis têm um sumo de laranja. Nas caixas de Kellogg’s, o pequeno-almoço ideal para crianças, apresentam uma porção de cereais e sumo de laranja.

Mas já prestou atenção à sua reacção, quando acaba o seu pequeno-almoço, com um sumo de fruta?

Longe de satisfazê-lo ou de dar-lhe energia, sente náuseas, por vezes com refluxo ácido no esófago. Se tiver comido pouco antes de seu sumo de laranja, croissant de chocolate e café com leite, em seguida, o seu estômago produzirá todos os tipos de bolhas de gás, e as referências, e todos os sinais, excepto o sinal de uma dieta que é boa para o seu corpo.

Se, depois de meia hora, se sentir cansado, é normal: o seu nível de açúcar no sangue está a subir rapidamente, e o seu pâncreas corre a toda a velocidade para segregar insulina, uma hormona que converte o açúcar em gordura, que será armazenada no seu fígado e células.

O mito da vitamina C

O governo fez uma campanha publicitária para convencer as pessoas, de que o sumo de laranja é bom para a saúde, pois é rico em vitamina C.
Mas um copo de 200ml de sumo de laranja contém apenas 60mg de vitamina C.
O que representa apenas um décimo da dose diária necessária. Os especialistas mundiais da vitamina C do Instituto Pauling (Universidade do Oregon), recomendam a toma de pelo menos 400 a 600mg de vitamina C, a qual só pode ser obtida, se consumir alimentos verdadeiramente ricos em vitamina C:
Pimento vermelho cru contém 180mg de vitamina C por cada 100gr. O rábano negro contém 150mg de vitamina C por cada 100g. A groselha e a salsa contêm 200mg de vitamina C por cada 100g. Existem por aí os “super alimentos”, bagas normalmente exóticas que contêm, concentrações mais elevadas: as bagas de goji fresco (2500mg/100g). A acerola (1000 a 2000mg/100g), camu-camu que é uma baga da Amazónia (2000 a 3000mg/100g).
Então, se quer melhorar a sua saúde e a das pessoas quem gosta, pare de comprar sumo de laranja, limitar a ingestão de frutas doces, alimentos ricos em amido, e comer mais frutas e verduras, e tubérculos, frutas coloridas.
E lembre-se que beber sumo de laranja todos os dias, não faz tão bem como comer uma laranja, que contém mais fibra que irá diminuir a taxa de absorção de frutose pelo seu organismo.

Suplementos que sugerimos para ter a sua dose diária de Vitamina C, para bons manter bons níveis de colesterol e de glicémia:
Mais informações, aqui

À vossa saúde,

Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam