Avançar para o conteúdo principal

Cerejeira (Prunus avium L.)


Nome Comum: Cerejeira

Nome Latino: Prunus avium L.

Família: Rosáceas.

N. Vulg.: Cerdeira, cerejeira das cerejas pretas, cerejeira brava.

História: Planta originária da Ásia Menor ou Europa, segundo as ultimas descobertas arqueológicas em estações neolíticas europeias. Já Dioscórides na sua Matéria Médica e laguna aconselhavam as cerejas para activar o funcionamento dos intestinos.

Descrição/Habitat: Comum nas zonas temperadas de ambos os hemisférios. Arvores que podem atingir 10 a 20 metros de altura e podem viver 2 a 3 séculos. Troncos de casca acetinada, castanhos brilhantes enquanto novos, passando depois a rugosos e gretados. Folhagem pouco densa, folhas verdes ovais dentadas. Flores brancas de neve, frutos (drupas) avermelhadas até ao preto, excepção feita à cereja chamada espanhola e que é branca – amarelada. Planta frequente em Portugal em especial no Norte e Centro.

Partes Utilizadas: Frutos e pedúnculos (de Maio a Julho) e mais raramente a casca, folhas e flores.

Composição Fotoquímica: Glícidos: açúcares facilmente assimiláveis (inclusive pelos diabéticos) em forma de levulose ou frutose, cuja quantidade oscila entre 3% e 15%.Vitaminas: carotenos (provitamina A) em quantidade apreciável, assim como pequenas quantidades de vitaminas do grupo B e de vitamina. Minerais: ferro, cálcio, fósforo, enxofre, sódio e, sobretudo, potássio, assim como uma ampla gama de oligoelementos (zinco, cobre, manganésio, cobalto, etc.).Ácidos naturais: málico, succínico e cítrico. Fibra vegetal solúvel: pectina em pequena quantidade (acção laxante). Flavonóides (acção diurética). Ácido salicílico em pequena proporção (cerca de 2 mg por quilo de cerejas (acção anti-inflamatória e antidiarreica).Os pedúnculos dos frutos contêm sais minerais (sobretudo potássio) e flavonóides.

Propriedades Terapêuticas: Laxantes, refrescantes, diuréticas, depurativas, remineralizantes e tonificantes.

Fitoterapia: A cura de cerejas (à base de frutos e de tisanas de pedúnculos) é recomendada a sãos e doentes. Graças à sua acção depurativa, constitui uma das melhores formas de libertar o organismo das impurezas acumuladas durante os meses do Inverno, e tonificá-lo para os meses estivais. Usado para: obesos e pletóricos, a quem fará emagrecerem sem risco de desnutrição ou de desequilíbrio mineral. Além disso, as cerejas têm a propriedade de atenuar a sensação de fome. Artríticos e gotosos, a quem fará descer os níveis de ácido úrico no sangue e aliviará as dores nas articulações. Os que sofram de inflamação das vias urinárias (pielonefrite ou cistite) devido a infecção crónica ou litíase. Os que sofram de prisão de ventre crónica, devido à preguiça ou atonia intestinal.

Dieta da cereja: 
MANEIRA DE PREPARAR:
Comendo como único alimento meio quilo de frutos maduros, 4 a 5 vezes por dia, durante um ou dois dias. Se as cerejas forem bravas, recomenda-se tomar uma quantidade menor, pois contêm uma maior proporção de princípios activos. Os que sofram de debilidade gástrica ou de digestões lentas deverão comer as cerejas cozidas. Recomenda-se intercalar entre as refeições de frutos várias chávenas (xícaras) de tisana de pedúnculos (pés de cereja). Decocção de pedúnculos: fervem-se 50 g de pés de cereja (frescos ou secos) durante5 minutos. Bebem-se várias chávenas (xícaras) por dia, quer isoladamente, quer em combinação com uma cura de cerejas.

Outros usos: Em forma de doces e compotas, geleia, fruta cristalizada. Fruta em calda, saladas de fruta, fruta seca, em bolos e como sobremesa as cerejas ao natural. A Ginjeira (Prunus cereasus L.), igualmente conhecida como Ginjeira galega, dão frutos muito apreciados na confecção de sobremesas e da aguardente de Ginga (bebida muito vendida em Portugal).


Informação recolhida: Medicina Popular – Tratamento pelas Plantas Medicinais, Autor: Professor Nunes, João Ribeiro;

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam