Avançar para o conteúdo principal

Vitamina D - A superstar das Vitaminas


O que é que a obesidade, as doenças cardiovasculares, a diabetes e a fibromialgia, têm em comum?

Resposta: A deficiência de vitamina D, segundo o Dr. Michael F. Holick, autor de " Vitamina D, a solução" referindo-se a este assunto, a nível mundial.
Recentemente a investigação científica sobre a Vitamina D, tem aumentado bastante. E actualmente no mundo inteiro, os profissionais de saúde percebem o quão as suas boas advertências contra a exposição ao sol e contra os "perigos" da vitamina D, eram imprecisas, enganosas, e contribuíram para prejudicar a saúde de milhões pessoas.

Menor mortalidade por todas as causas combinadas

"Aumentando a ingestão de vitamina D pode tratar, prevenir e até curar um número notável de problemas de saúde diariamente, hipertensão e dor nas costas. Podendo aliviar os sintomas de doenças crónicas, como diabetes tipo II e osteoartrite, como também, prevenir doenças infecciosas e várias formas de cancro. " Refere o Dr. Holick.
O actual interesse na vitamina D é cada vez mais forte, porque é a vitamina cuja deficiência actualmente se tornou mais comum, como por exemplo em França. Sendo a informação mais edificante, que uma taxa mais elevada de vitamina D, reduz a taxa de mortalidade por todas as causas combinadas, de acordo com uma meta-análise de 18 ensaios clínicos ao acaso.
Um estudo recente mostrou que o número de mortes no Canadá poderia ser reduzido em 37 000 por ano, ou 16% das mortes no país, se a população tivesse níveis de vitamina D mais elevados.
Já vimos que muitos estudos científicos recentes, demonstram interesse vital para que tenhamos um nível de vitamina D suficiente.

A vitamina D reduz o risco:

  • De vários tipos de cancro.
  • Hipertensão e doença arterial.
  • Diabetes.
  • Osteoporose.
  • Artroses
Estes efeitos benéficos não são surpreendentes quando se sabe, oque é realmente a vitamina D.
Não é unicamente uma simples vitamina, mas apenas o substrato conhecido com uma hormona Secoesteróides que tem um efeito poderoso na regulação de genes múltiplos do nosso organismo.
A Vitamina D influencia mais de 3000 genes no corpo (cerca de 30.000), incluindo, por exemplo, os genes que controlam a luta contra infecções, e a produzir mais de 200 peptídeos antimicrobianos. 75% da população urbana é deficiente em vitamina D durante o período de inverno.
O problema é que os termos "diet" e "estilo de vida saudável" significam tudo e nada Vamos apresentar aqui de forma clara e precisa o que pode fazer para garantir uma suficiência de vitamina D.

O Sol, uma fonte essencial de vitamina D

A vitamina D é sintetizada na pele sob a influência da luz solar, especificamente pelos raios UVB. É por isso que as pessoas que vivem em áreas menos ensolaradas (norte) e especialmente aqueles que passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, são particularmente ameaçados pela falta de vitamina D.
Segundo o Dr. Joseph Mercola, "é absolutamente trágico que dermatologistas e fabricantes de filtros solares conseguiram aterrorizar a população para os efeitos do sol, que é a sua melhor fonte de vitamina D. Um simples banho de sol de 20 minutos é realmente o suficiente para obter 10 000 UI (unidades internacionais) de vitamina D, ou cinquenta vezes o mínimo de dose diária, sem qualquer risco de overdose. Se estiver exposto ao sol de 10 a 15 minutos por dia, com 40% da sua pele exposta, pode garantir a dose diária adequada de vitamina D.
Outro factor importante é a produção de vitamina D na nossa pele, sob a influência do sol diminui com a idade. Os idosos são particularmente susceptíveis de serem deficientes em vitamina D. Um estudo encomendado pelo Gabinete de Informação dos suplementos nutricionais nos Estados Unidos (Bureau de Informação Dietary Supplement) constatou que a utilização adequada de cálcio e vitamina D poderia prevenir 776 mil internamentos por fractura da anca, ao longo de cinco anos.

Compensar com alimentação

Quando não tem a possibilidade de expor-se à luz solar, pode tentar compensar com uma boa alimentação. Dizemos "compensar", porque, em geral, devemos estar conscientes de que, mesmo alimentando-nos de modo "equilibrado", torna-se muito difícil hoje em dia cobrir todas as nossas necessidades de vitaminas e minerais.
Por duas razões: Em primeiro lugar, esgotamento do solo. Estatísticas publicadas na "Cimeira da Terra" das Nações Unidas em 1992 indicam que a percentagem média de esgotamento do solo de minerais atingiu 85% na América do Norte, e 72% na Europa (com base nas mudanças da composição do solo em 1936). Por outro lado, mesmo as verduras que comemos são os mesmos que nos dias de nossas avós, a quantidade de calorias e proteínas consumidas diariamente não é suficiente para cobrir os nossos consumos necessários. A única fonte real de vitamina D na dieta é peixe gordo, com três a quatro porções por semana.

As nossas sugestões dos suplementos com Vitamina D:

SUPLEMENTOS DE VITAMINA D3

À vossa Saúde!
Texto original: Jean-Marc Dupuis - Tradução e adaptação: Maria Gomes



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam